| 
 Não sei quanto a vocês, mas eu, particularmente, detesto filmes dublados. Sou fã de carteirinha de algumas séries televisivas como House, Desperate Housewives, Brothers and Sisters, Nip Tuck entre outras, e sempre fico na expectativa pelas novas temporadas. A dublagem é uma arte, tanto que só atores podem exercer a profissão, de onde se concluí que nem todo ator sabe dublar. Me parece que ainda é um campo pouco explorado no Brasil, e pelas  minhas pesquisas existe falta de dubladores para um  mercado em expansão. Mas se isso é verdade, será que eles estão investindo nesta área, ou existe alguma coisa que desconhecemos ?  Minhas suspeitas sobre o amadorismo que impera neste ramo foram confirmadas pela recente declaração da Patrícia Scalvi, dubladora e diretora de dublagem, famosa pela voz da personagem Elvira no filme "Elvira, a Rainha das Trevas", que  denunciou a existência de DRTs comprados (registro profissional de   ator, obrigatório para fazer dublagem) e da má fé de empresários do ramo, que   chegam a pagar o valor de R$ 1,00 por vinte segundos de dublagem.Patrícia Scalvi fez duras críticas ao amadorismo na dublagem, classificando como 'salafrários'   aqueles que cobram um preço abaixo do normal para conseguir trabalho.
 Recentemente, o canal Fox presenteou os assinantes com a exibição de suas séries totalmente dubladas e a gritaria foi geral entre os "sériemaníacos". Também não é pra menos: a qualidade do som é sofrível e a dublagem nem se fala.
 Uma falta de respeito com os assinantes que pagam uma quantia exorbitante para assistir uma programação diferenciada e são obrigados a engolir goela abaixo dublagens de qualidade duvidosa.
 Assistir uma série como "24 Horas" dublada é dose pra elefante, Nip Tuck dublado é intragável, e assim vai. Os filmes ficam descaracterizados, sem originalidade.
 Quer saber? É nosso dever exigir junto às emissoras e produtoras que contratem dubladores profissionais. E quem quiser assistir filmes e séries dubladas que sintonizem os canais da TV aberta. Eu resolvi, para minha tristeza, não assistir minhas séries favoritas dubladas. Se cada um fizer a sua parte, juntos faremos a diferença.   |