| 
            A confraternização, a amizade pelos velhos tempos e a nostalgia   do passado marcaram o 1º Festival do Dia do Futebol   de Várzea realizado ontem e sábado, no Clube de Regatas   Saldanha da Gama, em Santos. Nos dois dias de festa e muito   futebol, cerca de 500 jogadores e ex-competidores, com idade   a partir de 35 anos, estiveram reunidos disputando 10   partidas amistosas, que valiam cada uma o prêmio de um   troféu especial. Os três últimos confrontos deontem   homenagearam o Sistema A Tribuna de Comunicação, com os troféus   TV Tribuna, jornal A Tribuna e jornal Expresso Popular.  
           Os   três times que levaram estes prêmios foram o XI Santista   (Troféu TV Tribuna); o SE Barreiros (Troféu jornal A Tribuna) e   EC Juventude Nova Cintra (Troféu Expresso Popular). "Esta é   a várzea atual, marcada por reencontros de veteranos",   comentou Jair Siqueira, organizador do evento, que pretende   repetir anualmente o festival, sempre no dia 1º  de maio. 
                          "Nas décadas de 60 e 70, Santos contava com   cerca de 80 campos e os jogadores tinham muita rivalidade,   porque alguns partiam para o futebol profissional daqui",   recordou o veterano, que é vice-presidente de Esportes do   Saldanha da Gama e ainda joga pelo clube e pelo São Paulo FC na   várzea. "Agora, depois da especulação imobiliária pela busca   de espaços e áreas para empreendimentos e o surgimento de   escolinhas de futebol, além do desinteresse geral na várzea,   atualmente só há seis campos na Cidade e veteranos para   jogar", analisou. "É por isso que festivais como este são   importantes, para de alguma forma ainda manter viva a   modalidade".  
           Além dos jogos, o grupo de samba Ouro Verde, do   Marapé, animou a festa. Ex-jogadores também foram   homenageados, como o Zequinha, do Libertador; De Maria, do   CR Flórida; o Zé da Onda, do Martins Fontes; o Emídio, do   Praia FC; o Sanches, do Vasquinho da Vila, e o Edmar, do São   Paulo FC, entre outros que eram destaque nos tempos áureos da   várzea santista. Entre os mais velhos, destaque para a   participação do Pinga, de 72 anos, do Yale FC; do Lupércio,   de 68, do São Paulo FC, além da presença do Zequinha do   Lenço, de 84 anos, que foi lateral do Saldanha. 
            Veteranos   que chegaram ao profissional, como o ponta-esquerda Veiga (Paulo   Veiga Anderson), também prestigiaram o festival. "Só não estou   no campo hoje (ontem) porque contundi a virilha", disse Veiga,   de 57 anos, que atuou até 1974 no Santos FC, além de ter   jogado também em outros clubes como o Juventus, o Cobreloa   (Chile), o Botafogo de Ribeirão Preto, encerrando a carreira   como profissional na Portuguesa Santista, em 1986.  
             RESULTADOS  
             Os resultados dos jogos de ontem foram:   Saldanha 0 x 0 Outro Preto FC; São Paulo FC 1 x 1 Yale FC; EC XI   Santista 2 x 0 CR Flórida; SE Barreiros 3 x 1 EC Pátria e EC   Morávia 0 x 7 EC Juventude Nova Cintra. Já nos confrontos de   sábado: INPS 0 x 3 4ª Feira; Saldanha 2 x 0 Unha   Encravada; Taubaté 2 x 4 Brasil FC; Ferroviária 1 x 0 Grêmio   SOS e Seminovos 2 x 3 XI do Marapé. A partida Praça Maldita x   Grêmio 119 foi adiada devido ao jogo São Paulo e Santos pelo   Paulistão.  
              
              
          Fonte: Jornal A Tribuna  |