Lista dos clubes amadores da Baixada Santista
 
 
Santos é tri da Libertadores  
Duelo entre Neymar e Messi  
Muricy mereceu o título  
Neymar faz história na Vila  
Neymar e Ganso até 2015  
Ver todas as notícias  
 
Renan Prates Renan Prates
Timão, na moral
 
Pepe

José Macia Pepe
Bombas de alegria

 

 
Ednilson Valia Ednilson Valia
Amor corintiano
 

Gustavo Grohmann

Gustavo Grohmann
Messi na Copa
 
global Coluna do Leitor
Homenagem ao Pelé
 
     
 
 
Ver todos os colaboradores
  A. A. Portuários de Santos
  A.A.P.S

No dia 10 de maio de 1926 foi efetuada a fusão entre o América FC e o EC Docas de Santos, nascendo a Associação Docas de Santos. Posteriormente, em assembléia realizada em 26 de maio de 1932, devido a imposição do Estatuto da Liga Paulista de Esportes Atléticos, que não permitia que seus filiados tivessem nomes de empresas, surgiu o nome Associação Atlética Portuários de Santos (AAPS). A praça de esportes da associação, denominada Ismael de Souza (homenagem ao inspetor-geral da Cia. Docas) já possuía campo de futebol, vestiários, quadra de tênis iluminada, quadras de bocha, de malha, de basquete, ginásio para prática de judô, além de salões, que ofereciam shows e bailes, inclusive de Carnaval.

 

A diretoria da Associação Portuária estava assim constituída: Presidente, Gentil de Oliveira; Vice-presidente, Adolpho Coutinho; 1º-sec. Adolpho Rocha Martins e 2º-sec., Roberto Penelas Gonçalves.

Disputou o campeonato da cidade pela Divisão Principal e Juvenil da Liga de Futebol Amador de Santos, tendo sido campeã em 1953 e vice-campeã em 1954.

O apogeu do clube aconteceu em 1970, quando começou a ser traçada a mudança do Macuco para um terreno maior (59 mil m2), na Rua Joaquim Távora, no bairro do Jabaquara. A antiga sede tinha apenas 18 mil m2 e ficava na Rua Xavier Pinheiro, 62, no bairro do Macuco.

O novo clube foi construído para abrigar 15 mil pessoas e atualmente possui 80 mil m2. Com o grande ginásio social, salões para prática de esportes diversos, campo de futebol, parque infantil e um considerável número de portuários associados, funcionários da CDS, o clube teve seu período áureo.

Em 1972 a Liga de Futebol Amador de Santos em parceria com a Secretaria Municipal de Esportes, promoveu o I TORNEIO DE VETERANOS DA BAIXADA SANTISTA. Este torneio foi destinado a jogadores acima de 30 anos e contou com a participação de grandes jogadores do passando (Pepe, Dorval, Olavo, Laércio, Rubens Sales entre outros). O título acabou ficando com a ASSOCIAÇÃO ATLÉTICA PORTUÁRIOS.

O clube é um celeiro de atletas, e conforme publicado no site da A.A.P.S, vários jogadores do futebol profissional em atividade no Brasil e também no exterior passaram pelas equipes menores da Associação Atlética dos Portuários de Santos, dentre eles: “Robinho” (Real Madrid), “Bruno Moraes” (Porto de Portugal) e seu irmão “Moraes” (Santos F.C.), “Helder Granja” (Internacional de Porto Alegre).

Fonte: Jornal ATribuna - FPF - A.A.P.S - Julio Diogo (Blog História do Futebol)

Diretoria antiga do Portuários

Portuários

Portuários 1966

Time amador do Portuários - 1971

Portuários - quadro dos veteranos

Portuários

Portuários

Time juvenil do Portuarios - 1975

Portuários

Time juvenil do Portuários

AAPS - tamboréu
Time de tamboréu da AAPS
Em pé: Aristides, Caio, Paulo Sertek, Raninha, Manoel Rocha, Silvio, Neder e Nesdiet
Agachados: Valdo, Sergio Lafuente, Raphael, Rogerio, Evaldo e Sergio Ricardo

Portuários de Santos
Foto publicada em 17/06/2009 - Jornal A Tribuna - Foto do Passado

A.A Portuarios - 1955
Foto publicada pelo Jornal A Tribuna em 08/10/2010

 
 
 
www.giginarede.com.br - Todos os direitos reservados © 2009